Artigos

Voltar

Como eliminar hábitos tóxicos para ter mais sucesso profissional

 Milhares de pessoas no mundo desejam se tornar profissionais de sucesso, e o primeiro passo para chegar lá é avaliar seus hábitos pessoais e profissionais.

Porém, existem alguns hábitos tóxicos que podem atrapalhar suas relações pessoais no trabalho e, consequentemente, suas chances de crescer profissionalmente.

Nem é preciso dizer que, para ser um empreendedor de sucesso, você também precisará eliminar esses hábitos de sua rotina.

Se você está pensando nisso, vamos te ajudar. No texto de hoje, te mostramos como eliminar alguns hábitos que podem estar te atrapalhando a atingir o sucesso profissional.

O que significa ter sucesso?

Você já parou para pensar qual é o verdadeiro significado de ter sucesso?

A maioria das pessoas acredita que ser bem-sucedido é sinônimo de ganhar bem. No entanto,é cada vez mais comum vermos profissionais bem remunerados que estão insatisfeitos com a carreira que exercem.  

Para a geração millennial (nascidos a partir da década de 80), o sucesso profissional está mais associado com a satisfação pessoal do que o ganho financeiro. Tanto que muitos deles preferem trabalhar em uma empresa que tenha um objetivo social do que em uma grande corporação, mesmo que isso signifique, muitas vezes, ganhar menos.

Áreas como o empreendedorismo, especialmente na internet, chamam muito a atenção desse público. Por isso, no contexto atual, é cada vez mais importante desvincular sucesso de remuneração.

Existem vários indicadores que podem mostrar que você está no caminho certo em sua carreira. Vejamos alguns deles:

Alcançar metas pré-determinadas

Metas são um conjunto de desafios que devem ser superados em prol de uma realização maior.

Digamos que você tenha o objetivo de comprar um carro. Estabelecer metas quantificáveis ajuda a garantir que você não perderá o foco, como sair só uma vez por mês, economizar uma porcentagem de seu salário, etc.  

Um dos melhores indicadores de sucesso profissional é a realização dessas metas.

Se você tem um objetivo claro, não deve medir esforços para torná-lo realidade. Mas é claro que você deve agir de maneira ética e sem sacrificar suas crenças pessoais em prol de uma promoção no trabalho.

Existem muitos profissionais que já provaram que isso é possível. Busque essas histórias para se inspirar.  

Trabalhar com aquilo que gosta

Como falamos, o sucesso nem sempre é sinônimo de dinheiro.

Trabalhar em algo prazeroso é a melhor maneira de ser bem sucedido, pois isso significa que você está colocando seu bem-estar em primeiro lugar.

Por outro lado, trabalhar com o que você não gosta pode ser desgastante, pois você está se expondo a níveis elevados de stress diariamente.  

Mas não se preocupe se você tiver suas dúvidas em relação à carreira. De vez em quando, isso é natural. O que não é normal é sair da cama sempre contando os dias para chegar o final de semana.

Se você está se perguntando como unir trabalho e prazer, a melhor solução talvez seja ter um empreendimento próprio. Assim, você se dedica a algo que gosta e tem mais liberdade para definir seus horários. O que nos leva ao próximo tópico.

Mais tempo com a família

Outro grande indicador de sucesso é quando o profissional encontra um equilíbrio de suas tarefas a ponto de ter mais tempo livre para aproveitar a família, os amigos e pessoas queridas.

O trabalho deve ser apenas um meio para atingir um objetivo, que é o sucesso não apenas profissional, mas também pessoal.  

Mais tempo livre para viajar e realizar projetos pessoais

Além de ter um trabalho, é importante ter um hobby, uma ocupação pessoal que não tem nenhuma relação com a vida profissional.

Sabe aquele sonho de fazer uma viagem nas férias, conhecer outras cidades e novas culturas? Todos esses projetos são importantes e devem ser realizados.

Se você não é capaz de desfrutar desses prazeres, de aproveitar o tempo livre para realizar seus projetos pessoais, você ainda não alcançou o sucesso profissional, pois está abrindo mão de várias vivências por causa do trabalho.

Quais são os hábitos tóxicos que impedem o sucesso profissional?

Existem vários hábitos ruins que impedem as pessoas de alcançarem o sucesso em suas carreiras profissionais. Muitas vezes, o comodismo, a falta de energia, de paixão e até mesmo de conhecimento podem resultar no fracasso.

Estar por dentro de quais são esses hábitos tóxicos e como eliminá-los é fundamental para crescer profissionalmente. A mudança deve partir de dentro para fora, e o melhor momento para começar a mudar é agora.

Aprenda a identificar os hábitos que estão arruinando sua carreira profissional.

1. Procrastinação

O significado de procrastinar é deixar uma tarefa para depois, adiar um compromisso, negligenciar um projeto ou uma meta.

Na vida profissional, a procrastinação é um dos hábitos mais tóxicos, pois impede o crescimento individual.

Quem procrastina tem a falsa ilusão de felicidade, mas acaba se arrependendo no futuro por não ter aproveitado as oportunidades. Pessoas que procrastinam acabam perdendo prazos, deixam de cumprir suas obrigações e ficam restritas a um escopo de trabalho pré-definido.

Para superar a procrastinação, é preciso ter força de vontade e o pensamento firme de que, para ter sucesso, é preciso ser proativo. E por proativo entende-se uma pessoa que se dispõe a ajudar e que tenha autonomia para propor novas ideias e projetos.  

O primeiro passo para se livrar da procrastinação é começar a se ocupar, mesmo nos momentos livres, com atividades produtivas. Ao invés de gastar tempo sem fazer nada, comece a aprender um novo idioma, leia um livro ou desempenhe atividades voluntárias e extra curriculares que possam aprimorar sua visão de mundo e de pessoas.

2. Acúmulo de tarefas

Trabalhar muito não é sinal de trabalhar com qualidade. O acúmulo de tarefas, também conhecido como multitasking, pode gerar grande desgaste físico e psicológico, impactando diretamente no desempenho do profissional.

A falta de foco e objetividade na hora de trabalhar resulta em pouco rendimento e resultados abaixo do esperado.

Mais importante do que executar várias tarefas de forma automatizada, é se concentrar em uma atividade de qualidade que pode trazer resultados significativos para a empresa que você trabalha ou para o negócio que você gerencia.

3. Incapacidade de delegar bem as tarefas

Para ser um empreendedor de sucesso, é fundamental contar com parceiros de negócio.

Muitos profissionais cometem o erro de delegar tarefas para pessoas que não estão capacitadas para a realização. Com isso, acabam perdendo tempo e dinheiro, recebendo ao final um trabalho mal feito.

No outro extremo, o profissional que absorve várias tarefas pode ter sua entrega comprometida e ficar sem tempo para realizar aquilo que realmente estava previsto em seu planejamento.

4. Não saber separar a vida pessoal da profissional

Outro hábito bem tóxico é não saber separar a vida pessoal do trabalho e deixá-la impactar seu desempenho e as relações com os colegas.

Todo mundo passa por dias ruins, mas isso não significa que você deve deixar um problema pessoal influenciar negativamente seu ambiente de trabalho.   

Como evitar hábitos tóxicos?

Para realizar todos seus projetos, é preciso que você elimine os hábitos que citamos de sua rotina.

Veja algumas dicas que podem te ajudar.

1. Tenha mais foco

Um dos primeiros passos para se tornar um empreendedor de sucesso é ter mais foco em sua vida.

Concentração nos objetivos e metas é fundamental para alcançar resultados positivos. Sem esse esforço, a procrastinação pode tomar conta.

Ter foco significa priorizar algumas atividades em detrimento de outras. Então, escolha uma área e atividade que realmente te inspire e comece a trabalhar para alcançar o sucesso dentro desse segmento. Você vai trabalhar menos, com mais prazer, e render muito mais.

Ter uma planilha ou fazer anotações podem te ajudar nesse processo de visualizar o que é realmente importante. No caso das planilhas, você pode marcar com cores diferentes aquelas atividades que não podem ser deixadas para depois.

2. Estude sempre

A busca por conhecimento deve estar sempre presente na vida de quem deseja alcançar o sucesso profissional.

O mundo está cada vez mais complexo e o mercado se transforma com grande velocidade, principalmente na internet. Estar antenado a essa mutabilidade é importante para não perder oportunidades.

Por isso, faça cursos e estude sempre que possível. (Aproveite para ver nossas dicas sobre cursos gratuitos online que você pode fazer para se especializar.)

3. Crie uma lista de tarefas diárias

Um dos erros mais cometidos por profissionais é trabalhar apenas com metas de longo prazo.

A execução de tarefas diárias é essencial para exercitar suas habilidades e se manter motivado. Então, crie listas de tarefas que você precisa fazer diariamente para não deixar de executar nada que você tinha planejado.

4. Tire um tempo para você

Trabalho não é tudo e você vai acabar se dando conta disso!

É importante dedicar um tempo para realizar seus projetos de vida, viajar, curtir com a família e amigos, aprender um idioma novo, um instrumento musical ou qualquer outra atividade que lhe seja prazerosa.

Esse equilíbrio te ajudará a ter mais disposição para encarar os desafios do trabalho quando eles surgirem, além de ser uma maneira de se automotivar.

5. Organize seu tempo

Vale a pena manter um cronograma de trabalho organizando o tempo de acordo com as tarefas que precisam ser executadas.

Dessa forma, você terá maior controle sobre suas atividades profissionais, acompanhando melhor os resultados alcançados e pensando estratégias para atingir todos os objetivos.

Aprenda a gerenciar seu tempo para não perder boas oportunidades.

6. Evite distrações

Como falamos, ter foco é essencial para atingir o sucesso profissional.

Existem várias distrações que nos impedem de crescer profissionalmente, como a internet, aparelhos eletrônicos, jogos, amizades e muitos outros. É preciso ter uma ideia bem clara do que é trabalho e o que é lazer.

Na hora de trabalhar, faz bem deixar de lado todas essas distrações e se concentrar na realização das tarefas profissionais.

Conclusão

Se você chegou até aqui, percebeu que, tão importante quanto ganhar dinheiro é saber conciliar trabalho, família e lazer. Viu também que hábitos tóxicos podem aparecer em nossas rotinas sempre, mas é possível eliminá-los para conseguir ter sucesso profissional e até mesmo pessoal.

Se você é um empreendedor, já deve ter entendido que encontrar um equilíbrio entre suas atividades pessoais e profissionais é a chave para chegar ao topo.

Mas se você ainda não é um empreendedor e percebeu que esse pode ser o caminho para o seu sucesso profissional, pode ficar tranquilo que também vamos te ajudar. Aqui no blog, temos um post completo com 30 ideias de negócios em alta para ser seu próprio chefe. Não deixe de conferi-lo também!

fonte: Blog HotMart

Artigos Relacionados

Ibirapuera

Quarta-feira - 10/04/2013

Veja mais

Cidade de Santos

Quarta-feira - 10/04/2013

Veja mais

Cidade de São Paulo

Quarta-feira - 10/04/2013

Veja mais

Ubatuba - SP

Sábado - 20/04/2013

Veja mais

Museu do Ipiranga (Paulista)

Sábado - 20/04/2013

Veja mais

Campinas

Sábado - 20/04/2013

Veja mais

Piracicaba

Sábado - 20/04/2013

Veja mais

Praia Grande

Sábado - 20/04/2013

Veja mais

Catavento - São Paulo

Sábado - 20/04/2013

Veja mais

Os 3 caminhos mais fáceis para encantar o cliente

Segunda-feira - 21/07/2014

Veja mais