Artigos

Voltar

Zona Norte recebe primeiro Festival de Roda de Samba SP

 

Zona Norte recebe primeiro Festival de Roda de Samba SP

 

 

Na palma da mão, na palma da mão… Batendo na palma da mão! É nesse clima que, em setembro e outubro, será realizado o primeiro Festival de Roda de Samba SP, aqui na Zona Norte. A região, um dos berços do ritmo em São Paulo, traz a herança do passado e leva às novas gerações a cultura genuinamente brasileira.

Não custa lembrar que a região – para além dos versos que citam o Jaçanã, no “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa – é berço de bambas do carnaval: em 2018, a Zona Norte terá oito de 14 escolas na elite do samba.

O festival chega em meio a uma iniciativa por meio do Projeto de Lei da Deputada Estadual Leci Brandão (PCdoB), representante da cultura negra na Assembleia Legislativa: o texto eternizado o samba como patrimônio cultural imaterial do estado de São Paulo.

Roda de Samba na região da Freguesia do Ó, no Largo da Matriz.

O encontro de bambas, em 17 de setembro e 1º de outubro, será realizado na casa de shows Estação Mandaqui (Av. Eng. Caetano Álvares, 5.544), sempre às 15h. A entrada custa R$ 20.

Quem organiza o evento é o bloco carnavalesco É do Samba, liderado por Marcelo Dias, Felipe Zampieri, Pablo de Souza e Rodrigo Colzi. “Nosso objetivo é fomentar a cultura garimpando novos talentos e concedendo espaço de relevância aos artistas, que certamente darão o melhor de si em suas performances para abrir-lhes as portas do sucesso”, afirma Marcelo Dias, porta-voz do grupo.

Esse espaço é por conta das inscrições, onde sambistas podem participar de rodadas eliminatórias. Cinco grupos se apresentam no primeiro dia. A grande final em outubro, será disputada por dois grupos. Os jurados vão avaliar arranjo, apresentação, interpretação, cadência, tempo e afinação. Os vencedores serão contemplados com instrumentos da Gope, reconhecida marca musical, além do troféu InformaSamba.

 

 

O corpo de jurados tem presenças ilustres do samba paulistano: os multicampeões compositores Zeca do Cavaco e Zé Carlinhos, da alvinegra Vai-Vai. A dupla também se apresenta em um pocket show, antes do anúncio do vencedor do festival. Vanessa Perez, ex-bailarina do Domingão do Faustão e musa da Acadêmicos do Tucuruvi em 2017, também prestigia o festival.

As inscrições devem ser realizadas no aplicativo app.vc/blocoedosambasp, onde constam o regulamento e mais informações, que também podem ser acessadas pelo telefone 99797-1438 ou no Facebook (facebook.com/blocoedosamba).

FONTE: jornalspnorte.com.br/festival-roda-samba-sp-zona-norte-mandaqui

Artigos Relacionados

Ibirapuera

Quarta-feira - 10/04/2013

Veja mais

Cidade de Santos

Quarta-feira - 10/04/2013

Veja mais

Cidade de São Paulo

Quarta-feira - 10/04/2013

Veja mais

Ubatuba - SP

Sábado - 20/04/2013

Veja mais

Museu do Ipiranga (Paulista)

Sábado - 20/04/2013

Veja mais

Campinas

Sábado - 20/04/2013

Veja mais

Piracicaba

Sábado - 20/04/2013

Veja mais

Praia Grande

Sábado - 20/04/2013

Veja mais

Catavento - São Paulo

Sábado - 20/04/2013

Veja mais

Os 3 caminhos mais fáceis para encantar o cliente

Segunda-feira - 21/07/2014

Veja mais